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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






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1.Imagem marcado/desmarcadoTHUROW, L. B.; CASTRO, C. M.; PEREIRA, A. da S. Melhoramento de plantas visando à resistência a patógenos. In: DALLAGNOL, L.J. (Org.). Resistência genética: de plantas a patógenos. 1 ed. Pelotas:UFPel, 2018. p. 65-102 Cap. 2.

Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado.

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Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  05/09/2006
Data da última atualização:  07/08/2018
Autoria:  AMANCIO, C. O. da G.
Afiliação:  CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB.
Título:  O sabor agridoce da reforma agrária em Pernambuco: reflectindo sobre a experiência de chico mendes II e nova canaã em tracunhaém, PE.
Ano de publicação:  2006
Fonte/Imprenta:  2006.
Páginas:  142 f.
Idioma:  Português
Notas:  Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Conteúdo:  Este trabalho visa estudar os efeitos que a abordagem "Reflect-Action", difundida pelo Círculo Internacional Reflect-Ação (CIRAC), trouxeram para o empoderamento, criação e fortalecimento do capital social em duas comuinidades rurais, fruto da reforma agrária, no município de Tracunhaém em Pernambuco. Nosso referencial teórico se fundamentou nas contribuições que a educação popular freireana trouxeram para a construção de metodologias de intervenção com base no empoderamento dos grupos, criação e fortalecimento do capital social. Considerando o mundo rural, suas particularidades e as profundas alterações que se observam no seu cotidiano, particularmente no contexto dos assentamentos de reforma agrária, procurou-se compreender as estratégias reproduzidas ou criadas pelos assentados para se inserirem de maneira mais sustentável nas relações com o Estado, com os mercados e com a sociedade civil. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e observação participante, realizadas durante o intervalo de dois anos. Pudemos concluir que grupos que constroem uma ação mais interativa entre as iniciativas de acompanhamento técnico-econômico e as de caráter educacional participativo tenderam a construir relações sociais de solidariedade, reciprocidade e confiança mais fortes, o que acarretou em expensão das condições de geração de capital social de forma significativa. A expansão destas habilidades e o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos fora... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Capital Social; Educação Popular; Empoderamento; Reflect-Ação.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181060/1/Cristhiane-Amancio.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPAP55333 - 1UPCTS - PPTS2006.00022o-9242006.00022
CPAP55333 - 2UPCTS - PPTS2006.00022o-9242006.20022
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